O que é a fibra?

A fibra é um elemento que não é digerido nem absorvido pelo corpo humano.

Pode ser natural, estando presente nos alimentos, ou pode ser sintetizada de forma a ter efeitos benéficos para o indivíduo.

A fibra, tem três características essenciais que irão modular os seus efeitos:

  • Solubilidade– ser solúvel ou insolúvel em água;

Ex solúveis: Frutos sem casca, frutos cozidos, aveia, centeio, cenouras, leguminosas;

Ex insolúveis: Frutos com casca, couve de bruxelas, couve flor, farelo do trigo, sementes de linhaça…

  • Viscosidade- ser ou não promotora de um gel;
  • Fermentação- ser ou não fermentada pela microbiota gastrointestinal

Importância da fibra e benefícios??

  • Ajuda a diminuir a absorção de colesterol- A fibra solúvel tem maior capacidade de formar um gel e por isso, irá absorver água no intestino e “inchar”, funcionando como uma espécie de “cola”, o chamado efeito quelante. Logo captura com mais facilidade o colesterol e dificulta a sua absorção;
  • Aumenta a saciedade- O efeito quelante da fibra faz com que a absorção seja mais lenta, prolongando assim a sensação de saciedade durante maiores períodos de tempo;
  • Estimula o trânsito intestinal- A fibra, especialmente a insolúvel, uma vez que não é digerida nem absorvida pelo organismo e é pouco fermentável irá ter que ser expulsa, regulando assim o trânsito intestinal.

Quais as quantidades recomendadas?

A *EFSA (*Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) aconselha cerca de 25g diários de fibra.

Qual o tipo de fibra a consumir?

Idealmente, exceto em alguns casos específicos, a fibra deve ser consumida numa proporção de 3 (insolúvel):1(solúvel), isto é, devemos ingerir 3 vezes mais fibra insolúvel do que fibra solúvel. No entanto, o segredo na área da nutrição é o equilíbrio, e a fibra claramente que não é exceção.

Aqui estão 5 alimentos que são ricos em fibras