E da biblioteca da nutri, depois de falarmos dos macronutrientes só nos faltavam os micronutrientes, tão importantes também!

Os micronutrientes incluem as VITAMINAS e os MINERAIS. Embora não sejam fonte de energia, o seu consumo diário é essencial porque intervêm no bom funcionamento do organismo, interferem na formação de vários tecidos como os ossos, o músculo e o cabelo, e regulam a função celular.

VITAMINAS

As vitaminas podem ser divididas em 2 tipos:

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS: dissolvidas em água e o excesso das mesmas é eliminado através da urina. Neste grupo, podem ser encontradas as vitaminas B e C que estão presentes nos vegetais de folha verde e nos citrinos;

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS: dissolvidas em gordura, pelo que o excesso das mesmas fica retido no tecido adiposo e pode ser prejudicial para a saúde. São exemplos as vitaminas A, D, E e K que podem ser encontradas nos vegetais de folha verde, nos produtos lácteos e nas gorduras vegetais.

MINERAIS

Dependendo da quantidade em que estão presentes no organismo, os minerais podem ser classificados em 2 tipos:

MACROMINERAIS: estão presentes em maior quantidade no organismo. São o cálcio, o potássio, o sódio, o ferro e o magnésio;

MICROMINERAIS: estão presentes em pouca quantidade no organismo. São o cobre, o zinco, o cobalto, o crómio e o flúor que têm uma enorme importância para o normal funcionamento do organismo porque intervêm como cofatores em diversas reações enzimáticas.

É importante ingerir tudo na alimentação e quanto mais variedade existir, garantidamente melhor funcionamento o nosso organismo terá!