CHOCOLATE! 🍫

Quem é que não gosta de um belo chocolate?

É muito comum ouvirmos em consulta “Apeteceu-me mesmo um chocolate e comi um quadradinho de chocolate negro! Não tem problema pois não?”. Mas será que faz assim tanta diferença?

Partindo do pressuposto que o chocolate deve ser consumido pontualmente e com moderação, não faz muito sentido escolher um chocolate com base nos nutrientes que este poderá fornecer, mas sim pelo que nos dá realmente mais prazer consumir.

Para obtermos o chocolate, os grão de cacau são processados industrialmente até obtermos a “pasta de cacau” da qual se pode extrair a “manteiga de cacau” (gordura) e o “pó de cacau”.

O chocolate negro (>70% de cacau) tem um menor teor de açúcar e uma maior quantidade de pasta de cacau. O chocolate branco por sua vez tem uma maior quantidade de açúcar e é composto essencialmente por manteiga de cacau, daí a sua cor mais clara. Isto faz com que o chocolate branco seja mais calórico? Não! Muito pelo contrário.

A manteiga e a pasta de cacau são mais calóricos que o açúcar e por isso, ao diminuirmos a quantidade de açúcar presente, aumentamos a quantidade de pasta de cacau e também a quantidade de compostos antioxidantes. No entanto, existe também um aumento do aporte calórico associado!

Mas então, qual devo escolher? O que mais gostares! Existe espaço para tudo desde que adequado às tuas necessidades. Procura os antioxidantes, as vitaminas e os minerais nas frutas e hortícolas, incluindo-os diariamente na tua alimentação e saboreia o chocolate que mais gostares!