“Olha a bolinha! Há com creme e sem creme”. Esta é, talvez, a frase mais ouvida nos areais de Portugal nos meses de verão. Saborear esta iguaria numa pausa entre mergulhos é uma das maiores tradições de férias. No entanto, ambos sabemos que não é a opção mais equilibrada para fazer como snack numa ida à praia.

A receita da bola de Berlim leva farinha, ovos, manteiga ou margarina e açúcar. Depois é frita em óleo. A nível nutricional não é de estranhar que não seja um exemplo de um opção saudável. Se escolheres uma com creme, podes ainda somar mais 200 calorias e mais 30 gramas de açúcar à versão simples. Então e a bola de berlim de alfarroba? Será essa uma opção mais saudável?

Vem descobrir comigo!

  • imagem de uma bola de Berlim com creme normal e de alfarroba- 600kcal cada uma
  • Imagem de uma bola de Berlim sem creme normal e de alfarroba- 400kcal cada uma
  • A alfarroba é um alimento que pertence à família das leguminosas e por isso é essencialmente constituído por hidratos de carbono e rica em fibra. A sua cor e paladar faz com que seja utilizada como alternativa ao chocolate.
  • Quando utilizamos alfarroba para fazer Bolas de Berlim, apenas estamos a alterar a cor e o paladar deste bolo! Para se obter uma Bola de Berlim de Alfarroba, uma pequena percentagem de farinha comum (10-15%) é substituída pela farinha de alfarroba.
  • Não caias no erro de escolher a bola de Berlim de alfarroba a achar que é saudável e que podes comer uma diariamente, ou várias durante um dia de praia! Mais do que fugir do padrão alimentar é importante ter consciência das escolhas quando o fazes.
  • Nada te engorda se não for consumido em excesso e, por isso, o melhor é dividir o “mal pelas aldeias” e partilhar a bola de Berlim. Assim é garantido que irá ingerir menos 50 por cento das calorias! ;)