Nutricionistas por aí há muitos e cada um na sua área e especialidade. Obviamente que todos nós aprendemos tudo na faculdade mas as áreas de atuação variam consoante as formações e experiências que temos em determinadas áreas mais específicas.

No meu caso quando fui para o meu primeiro estágio a minha área de atuação foi perda de peso e controlo de processos inflamatórios, consequentes de patologias reumatológicas. Depois no meu estágio profissional tive como área de atuação nutrição oncológica e, por ter trabalhado nesta área e gostado imenso, fui tirar uma especialização mais aprofundada sobre o tema.

Entretanto, comecei a trabalhar e verifiquei que muitas pessoas relacionadas à área de exercício físico me procuravam e, como não tinha conhecimento suficiente fui tirar um curso sobre nutrição desportiva.

Entre outros cursos, tirei uma formação de Nutrição na gravidez e pós parto de forma a conseguir acompanhar as minhas clientes aquando esta altura maravilhosa das suas vidas!

Se me perguntam dás consulta a qualquer tipo de pessoa? A minha resposta é não! Crianças com menos de 7 anos eu reencaminho para uma nutricionista pediátrica pois a área em questão é muito específica e necessita de muitos cuidados, algo que eu não sou indicada pois não tenho experiência nem formação na área. Encaminho sempre para colegas ou explico que não sou a profissional indicada em situações mais específicas na qual eu não me sinto confortável para fazer a consulta. Não temos de saber tudo e estamos a falar de saúde, por isso não posso dizer que sou indicada e que sei tudo para áreas pela qual eu não tirei formação ou não tenho experiência.

A minha área de maior experiência e formação é principalmente nutrição clínica (que engloba aumento de peso, perda de peso para pessoas com idades superiores a 8 anos). Depois, para além da nutrição clínica tenho cursos, formações e experiência em nutrição desportiva, nutrição em grávidas e pós parto, nutrição oncológica e nutrição adaptada a determinadas patologias, e é isto, é nisto que me foco e que trabalho porque sei que tenho formação para tal!

Antes de ser nutricionista procurei imensos nutricionistas para a perda de peso e, não me identifiquei com nenhum (pela forma de atuação, pela abordagem etc) daí também ter criado uma versão de mim como nutricionista completamente diferente e de acordo com o que passei.

Acho sempre que vocês têm de analisar o tipo de consulta que querem e o tipo de pessoa que procuram, pois a relação que irão ter terá de ser de pura confiança.