Vamos falar sobre colesterol e desmistificar alguns conceitos? Vê o resumo que preparei para ti neste post!

  • É muito comum ouvirmos falar sobre colesterol ****e todo o mal que ele pode causar a nossa saúde. No entanto, esta substância é essencial para nosso organismo e está presente em todas as membranas das células do corpo.
  • Mais da metade do colesterol presente no nosso organismo é proveniente de síntese no fígado e no intestino. A outra porção restante é proveniente da dieta.
  • O colesterol, para ser transportado no sangue, necessita das chamadas lipoproteínas. As mais conhecidas são, sem dúvidas, a HDL e LDL. Na verdade, são estes os nomes que encontramos nos relatórios quando fazemos análises sanguineas.
  • O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado. Em virtude desta propriedade, muitas pessoas chamam a esta lipoproteína “colesterol bom”, uma vez que atua retirando o excesso de colesterol do organismo. Além disso, a HDL apresenta ação ****antioxidante, anti-inflamatória e antiagregante.
  • A LDL, por sua vez, transporta o colesterol do fígado e do intestino para locais de produção de esteroides e para as membranas celulares. Este colesterol é frequentemente descrito como “colesterol mau” em virtude de sua relação com problemas cardiovasculares. Quando há uma concentração elevada de colesterol ligado à LDL, verifica-se uma maior chance de desenvolvimento de aterosclerose, uma doença caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.