Raquel Sousa Nutricao - Imagem de fundo de pessegos com uma chamada da Raquel a ligar

Hoje em dia, e espero ter razão, uma consulta de nutrição deixou de ser um Tabu, deixou de ser uma coisa só de mulheres e só para perda de peso.

Cada vez há mais procura sobre consultas de nutrição no sentido de sermos saudáveis, de deixarmos o típico “fast food” de lado e de conseguirmos equilibrar o nosso corpo de forma mais rica.

Não é necessário metermos Janeiro como o início de tudo pois na verdade não começamos a namorar a qualquer dia do ano? A conhecer pessoas a qualquer dia do ano? A viajar em qualquer altura do ano? Então porque é que começar uma alimentação saudável, deixar de fumar, começar a fazer exercício, perder peso, começar a cuidar de nós tem de ser uma projeção para o ano seguinte?

E começar agora? Agora que pensei nisto, agora que estou preparada, agora que não estou bem com o meu corpo ou até porque agora me sinto cansada?

A saúde é um todo, a falta dela é o nosso corpo a dizer que precisa de carinho tal como um marido/mulher ou namorado/namorada.

O ano começou e Janeiro já foi, o que fiz por mim? O que fiz para mim? Não é tarde começar, não tenho de começar no próximo mês ou até no próximo ano, tenho de começar já, agora que pensei nisto, que pensei em mim, que parei tudo o que estava a fazer ou até mesmo agora que estou a cozinhar, pensei que não estou a gostar de mim assim, que preciso de encontrar um caminho e aprender a ter tempo, tempo para mim, tempo para ouvir o meu corpo.

____

Nós podemos seguir um caminho juntos, eu contigo e tu comigo, sim eu sou nutricionista mas sem ti não faz sentido ter esta profissão, porque tu ajudas-me a crescer, a procurar saber mais para te ajudar, e, eu ajudo-te a encontrar o teu caminho e a conseguir fazer-te sentir bem, a gostares novamente de ti, do teu corpo mas, acima de tudo a seres saudável, a entenderes que cada alimento é um novo caminho a ser seguido e que cada coisa que entra no teu corpo faz de ti melhor, mais saudável.

E deixem-se de m***** porque quem diz que tudo isto é fácil é uma grande treta, perder peso é horrível, deixar de comer aquelas coisas boas quando nos apetece, deixar de ir jantar fora ou almoçar fora porque estamos de dieta, não beber aquele copinho de vinho com aquela mariscada, aiiii meu deuuuus que tortura!! MENTIRA AMIGOS, NÃO FAZEMOS DIETA, CRIAMOS HÁBITOS E CONTROLAMOS QUANTIDADES, não é restringir tudo o que vocês gostam, é aprender a controlar quantidades, e não é uma dieta, é um plano alimentar para a vida, um estilo de vida saudável controlado com aquelas porcarias todas que também gostamos. O nosso corpo também ressaca um bom bolo de chocolate! O meu ressaca tanto e quase todos os dias um bom chocolate e eu como, e sabem uma coisa? Adoro!!!! Vamos ser felizes, descomplicar estas coisas de que fazer dieta é ter fome, fazer dieta é comer cozidos e grelhados.

Mas há também outra coisa bem importante… Quem disse que aumentar de peso é super fácil??? Quantas vezes já se ouviu aquela história de: “Quem me dera ter esse corpinho e comer tudo o que me apetece e não engordar”?

Não é verdade? Pensem comigo, estas pessoas não tem o tamanho do nosso estômago, não têm se calhar o amor que nós temos por um bom chocolate ou um bom prato de marisco, estas pessoas gostam de comer, mas não querem devorar um prato inteiro de comida até porque não aguentam e o corpo delas gera uma má disposição para o dia inteiro. Eu não sou assim, nem queria ser, mas tenho tantos clientes que querem aumentar peso e o desespero que vejo no rosto deles demonstram tanto essa dificuldade. Sou nutricionista e este também é o meu papel, ajudar-te a ti, que estás aí desse lado a precisar de uma orientação para chegares a um peso saudável, vamos arranjar um método para conseguires ingerir as calorias todas que necessitas para chegarmos ao teu peso saudável, para te sentires bem contigo mesma, não sou só eu ou aquele ali que tem direito a ter o corpo ideal, tu também tens, com outro caminho diferente do meu mas também tens 😊

Vamos a isso, junta-te a mim, vamos trabalhar e atingir o nosso objetivo de forma duradoura e descomplicada. Vamos deixar-nos de m***** de desculpas e vamos começar a preocupar-nos connosco e não com os outros !