Cada nutriente tem a sua função no organismo. Para facilitar a sua classificação, os nutrientes são divididos em macronutrientes e micronutrientes.

O que são nutrientes?

São substâncias encontradas nos alimentos e, que possuem funções específicas no organismo.

Por serem necessários em maiores quantidades, os hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras constituem o grupo dos macronutrientes, são energéticos e têm calorias. Por outro lado, as vitaminas e os minerais pertencem ao grupo dos micronutrientes porque o organismo apenas necessita deles em pequenas quantidades e as suas calorias são insignificantes. Noutro grupo temos a água que como todos nós já sabemos é crucial incluir no nosso dia a dia para o bom funcionamento do organismo e é isenta de calorias.

Dentro dos macronutrientes temos os hidratos de carbono que servem como “combustível” e são a nossa maior fonte de energia, fornecendo 4kcal/g. Depois temos a proteína que é o nosso “construtor” em que a sua função é a construção de massa muscular e fornece 4kcal/g. Por fim, mas não menos importante, temos a gordura que é o nosso “protetor” pois a sua função é essencialmente de proteção, e ao contrário dos outros macronutrientes fornece 9kcal/g.

Nos micronutrientes temos as vitaminas que podem ser hidrossolúveis (dissolvidas em água) – vitaminas B e C, e as vitaminas lipossolúveis (dissolvidas em gordura) – vitaminas A, D, E e K. Relativamente aos minerais eles podem ser classificados em macrominerais (presentes em maior quantidade no organismo) ou microminerais (presentes em pouca quantidade no organismo).

Fica atento ao que vou publicando pois brevemente irei especificar cada macronutriente e as suas propriedades e alimentos correspondentes e irei também falar dos micronutrientes 😊