Cansada de ouvir o dilema da fruta, porque é super calórica, porque só se deve comer nos intervalos das refeições, porque alguém viu no instagram que uma blogger disse que a fruta engorda. PAROUUUUUUUUUU!!!

Meus queridos vamos desmistificar este assunto: Estudos indicam que comer metade de uma maçã por exemplo antes do prato pode diminuir a absorção de gordura, pois a fibra tem um papel positivo ao nível da diminuição de absorção de gordura mas não quer dizer que seja obrigatório!

Durante a refeição o que eu costumo dizer é que pode ser um excesso calórico acrescentado à refeição sem necessidade e podes poupar essas calorias e usá-las num lanche, mas não engorda mais se a comeres aqui e não ao lanche.

As CALORIAS de uma peça de fruta são as MESMAS, quer ela seja consumida de manhã, à tarde, à noite, no lanche, ao almoço, com amigos, sozinho ou lá o que seja que vocês estejam a fazer!!! Faz sentido talvez em algumas situações a fruta ser comida numa determinada altura do dia por exemplo: comer fruta (rica em vitamina C) ajuda a absorver melhor o ferro pelo que é aconselhada em determinadas situações ser ingerida após a refeição ou juntamente com um alimento rico em ferro, caso haja carência deste nutriente.

Outra coisa importante relativamente à fruta é que ela por ser rica em hidratos de carbono tem uma absorção mais rápida podendo isoladamente gerar um pico de glicémia. Por este motivo, devemos sempre ingerir a fruta com proteína ou gordura, isto porque assim promove a saciedade e o seu tempo de absorção/digestão será mais demorado – ISTO SIM FAZ SENTIDO, AGORA NÃO HÁ UMA ALTURA PARA COMER FRUTA!

Por exemplo eu adoro frutos secos, consoante as minhas necessidades nutricionais normalmente eu costumo comer 1 peça de fruta com 8 frutos secos sem sal mas, também podes comer com um queijinho light ou 1 iogurte ou manteiga de amendoim ou outra coisa qualquer que não seja a porcaria do típico mito de uma bolacha (rica em hidratos de carbono) com uma peça de fruta porque isso sim não faz sentido nenhum.

Descompliquem o que não é complicado!!!

MITO : COME A FRUTA À HORA QUE QUISERES