Passo as consultas todas a ouvir que não perdem peso porque a culpa é do metabolismo estar lento e por isso mesmo decidi falar sobre este tema!

Mas o que isso significa? O metabolismo é realmente o culpado? E se sim, é possível acelerar o metabolismo para queimar mais calorias?

É verdade que o metabolismo está ligado ao peso. Mas, ao contrário do que dizem um metabolismo lento raramente é a causa do ganho de peso em excesso. Embora o metabolismo influencie as necessidades básicas de energia do corpo, o que comemos e bebemos, juntamente com a quantidade de atividade física que praticamos, são os fatores que determinam o verdadeiro peso.

O que é o metabolismo?   O metabolismo é o processo pelo qual o teu corpo converte o que comes e bebes em energia. Durante este processo bioquímico, as calorias dos alimentos e bebidas são combinadas com oxigénio para libertar a energia que o nosso corpo precisa para funcionar.

Mesmo quando estás em repouso, o teu corpo precisa de energia para todas as suas funções “ocultas”: como respiração, circulação do sangue, reparação de células… O número de calorias que teu corpo usa para realizar essas funções básicas é conhecido como Taxa Metabólica Basal, ou seja o teu metabolismo.

Vários fatores determinam o teu metabolismo basal individual, incluindo:

  • Composição corporal: Pessoas que têm mais músculos queimam mais calorias, mesmo em repouso.
  • Sexo: Os homens geralmente têm menos gordura corporal e mais músculos do que as mulheres da mesma idade e peso, o que significa que eles queimam mais calorias.
  • Idade: À medida que envelhecemos, a quantidade de músculos tende a diminuir e a gordura é responsável por uma parte maior do teu peso, diminuindo a queima de calorias.

As necessidades de energia para as funções básicas do corpo permanecem razoavelmente consistentes e não são alteradas facilmente.

Além da tua taxa metabólica basal, dois outros fatores determinam quantas calorias o teu corpo queima a cada dia:

  • Processamento de alimentos (termogénese): Digerir, absorver, transportar e armazenar os alimentos que tu consomes, também consome calorias.
  • Atividade física: A atividade física e os exercícios – como jogar à bola, caminhar até à loja, correr atrás do teu animal de estimação e qualquer outro movimento – são responsáveis pelo restante das calorias que o teu corpo queima a cada dia. A atividade física é, de longe, o fator mais variável que determina quantas calorias tu queimas por dia.

Metabolismo e peso

Ok, agora a pergunta de sempre. Pode ser tentador culpar o teu metabolismo lento pelo ganho de peso. Mas como o metabolismo é um processo natural, o teu corpo tem muitos mecanismos que o regulam para atender às tuas necessidades individuais.

Infelizmente, o ganho de peso é um processo complicado. Provavelmente é uma combinação de composição genética, controlo hormonal, composição da dieta e o impacto do ambiente no teu estilo de vida, incluindo sono, atividade física e stress. Todos estes fatores resultam num desequilíbrio na equação de energia. Ganhas peso quando ingeres mais calorias do que queimas – ou queimas menos calorias do que ingeres.

Na perda de peso, embora seja verdade que algumas pessoas parecem conseguir perder peso de forma mais rápida e mais fácil que outras, todos perdem peso quando queimam mais calorias do que comem. Para perder peso, precisas de criar um déficit de energia, ou seja comer menos calorias ou aumentando o número de calorias que queimas por meio de atividade física ou até a realização de ambos.   É um erro, portanto, dizer que indivíduos com sobrepeso têm um metabolismo “lento” e, por isso, aumentam a percentagem de gordura corporal rapidamente. Embora haja de fato uma conexão entre o metabolismo e a composição corporal , tu não tens necessariamente uma percentagem de gordura mais alta porque queimas lentamente. No geral, o teu metabolismo não desacelera porque estás a envelhecer, simplesmente há uma perda de massa muscular porque há um estilo de vida mais sedentário!

UM EXEMPLO: Quando somos crianças passamos o tempo a correr na escola, a fazer exercício, já em adultos passamos o tempo na cadeira do escritório, a conduzir até ao trabalho, chegar a casa e sentar o rabo no sofá porque o dia foi longo e depois comer tal e qual um adolescente !! Pois meus queridos, aí sim a idade pode influenciar se vocês não levantarem o rabo desse sofá e forem mexer o vosso esqueleto.

“Nós emagrecemos se, de uma maneira geral, gastamos mais calorias do que aquelas que consumimos e engordamos se consumimos mais calorias do que aquelas que gastamos, o excedente fica transformado em reservas”.

PARA ISTO NÃO ACONTECER, TENS DE TE ALIMENTAR DE FORMA SAUDÁVEL, CONSUMIR AS CALORIAS NECESSÁRIAS AO TEU OBJETIVO E PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA! OU SEJA, NÃO É O METABOLISMO LENTO QUE INFLUENCIA O PESO MAS SIM O TEU ESTILO DE VIDA!