A variedade de legumes e hortaliças é muito importante. A sopa é sem qualquer dúvida das melhores opções para começar uma refeição logo cheia de nutrientes, sem grandes calorias!

Como temos sempre referido, o exagero de qualquer coisa nunca é benéfico, mas é de realçar que dependendo de cada objetivo temos de controlar as calorias ingeridas.

Agora, se colocarmos cenoura e abóbora na sopa engordamos? Se comerem um quilo de cada uma numa refeição talvez sim, mas, se uma sopa feita com um pouco de ambos e isso vos permitir comer legumes e comer sopa, top, é isso que quero!

Relativamente à batata na sopa, a verdade é que aos meus clientes eu nunca coloco, mas pela simples razão de achar que é mais benéfico ingerirem este hidrato de carbono mastigando-o e colocando no prato principal do que diluído na sopa, no entanto, se fizer sentido para a pessoa então tudo bem, acreditem que não é por uma batata num panelão de sopa que o plano será prejudicado.

Num processo de perda de peso, mais importante do que meteres ou não batata e juntares a abóbora com a cenoura é perceberes por exemplo, a quantidade de azeite que colocas, porque um “fio de azeite” transforma-se numa “poça de azeite”, e sabendo nós que o azeite é uma gordura, sabemos perfeitamente que é mais calórico que a batata que é um hidrato de carbono! Ou seja colocar a batata ou a cenoura com a abóbora acaba por se tornar insignificante quando comparado com o azeite.

Se optares por sopas já feitas opta por uma que não tenha óleos e que possuam <30kcal/100g.

Se o problema fosse colocar batata na sopa ou juntar abóbora com cenoura, estaríamos todos saudáveis, magros e sem problemas de saúde!

MITO