A obstipação está presente em 35-40% das grávidas e acontece devido a alterações hormonais e toma de alguns suplementos.

Normalmente acontece a partir da 20ª semana, isto devido ao facto de existir um aumento da hormona progesterona , que relaxa a musculatura intestinal, diminuindo os movimentos intestinais.

Para aumentar o volume fecal é necessária a ingestão de fibra solúvel e água (cria uma “bolha de gel”) e a fibra insolúvel (que obriga a “varrer” as fezes do intestino).

Traz imenso desconforto mas é possível contornar, e para isso trouxe estas 3 dicas que te podem ajudar!

Pequenas alterações no estilo de vida podem fazer toda a diferença no teu bem estar durante a gravidez, não te conformes e procura ajuda!

A partir da 20ª semana costuma aparecer a obstipação, isto deve-se ao aumento da hormona progesterona , que relaxa a musculatura intestinal, diminuindo os movimentos intestinais.

Dicas:

  • Aumentar o consumo de água (2L min);
  • Ingerir alimentos ricos em fibra;
  • Ser ativa.

Alimentos ricos em fibra

LEGUMINOSAS & CEREAIS

  • Ervilhas cozidas ( 100 g = 7,3 g de fibra)
  • Favas frescas ( 100 g= 5,8 g de fibra)
  • Arroz integral (60 g = 2,2 g de fibra)

SEMENTES & FRUTOS OLEAGINOSOS

  • Sementes de linhaça ( 20 g = 3,1 g de fibra)
  • Physillium (20 g = 17,6 g de fibra)
  • Nozes (30 g = 1,6 g de fibra)

FRUTAS & LEGUMES

  • Framboesas ( 100 g = 6,9 g de fibra)
  • Maçã (150 g = 3,2 g de fibra)
  • Ameixa encarnada (150 g = 2,9 g de fibra)
  • Cenoura ( 100 g = 2,6 g de fibra)
  • Couve roxa (100 g = 3,3 g de fibra)