UMA PÁSCOA FELIZ PARA TODOS!

A Páscoa é um momento especial de celebração para a maioria dos portugueses! Nesta época festiva, o mais importante é mesmo a companhia das pessoas que nos são queridas, mas claro que estes convívios familiares estão quase sempre associados a excessos alimentares. As amêndoas e os chocolates que são tão típicos desta época não são alimentos nutritivos! E a verdade é que ninguém come “só uma amêndoa” ou “só um bocadinho de chocolate”. Porque será? Porque estes produtos são ricos em açúcar refinado e gordura que nos fornecem saciedade durante um curto período de tempo e para além disso associamo-los a um prazer momentâneo e por isso vamos ter sempre vontade de comer mais e mais…

É verdade que há espaço para tudo numa alimentação e estilo de vida equilibrado! No entanto, devemos fazer escolhas que contribuem para os nossos objetivos. Desde que tenhamos essa consciência e assumamos a responsabilidade pelas nossas escolhas, está tudo certo. Não há dias perfeitos!

DICAS PARA UMA PÁSCOA MAIS EQUILIBRADA:

  • Se fores comer algum destes produtos, come devagar, com calma e saboreia ao máximo. Evita “comer sem pensar”.
  • Podes sempre fazer amêndoas e ovos da Páscoa caseiros, utilizando chocolate com >70% cacau e outros elementos mais ricos nutricionalmente.
  • Tem consciência de que a vida não acaba no fim-de-semana da Páscoa e que não tens de devorar todos o pacote de amêndoas de uma vez! Evita pensamentos de “perdido por 100, perdido por 1000!”.
  • Tem em consideração que, naturalmente, estes produtos não vão promover a tua saciedade e que deves encará-los como a guloseima que são.