Que grande batatada que para aqui vai!!!

Uns adoram batata doce, outros só a comem porque dizem que é mais saudável e agora? Em que ficamos? Vamos desmistificar isto?

Eu sou muito batateira acreditem, puré de batata, batata cozida, empadão, sei lá eu adoro batata e, na verdade as que menos gosto são as que estão juntas com caldeiradas e isso porque eu gosto é do sabor da batata em si, que é tão bom. Sabem que mais? Que se dane este mito da batata doce ser melhor que a batata normal, até porque eu gosto mesmo é de batata seja ela doce ou normal, se calhar até gosto mais da normal com casca, hummmm até me deixa salivar.

Agora deixando de “gemer” por batatas vamos lá falar delas…

Antes de mais, importa destacar que os dois tipos de batatas são isentos de gordura e pobres em proteína. Além disso, tanto a batata-doce como a batata tradicional apresentam entre 1 a 3 g de proteína por 100 g de produto. Ou seja, ambas são fornecedores por excelência de hidratos de carbono e, pelo contrário, são pobres nos outros macronutrientes.

A batata-doce é mais rica em hidratos de carbono e fibra: isto é, possui o dobro da porção de fibra presente na batata tradicional, maioritariamente fibra solúvel, que confere saciedade e atrasa a absorção dos açúcares presentes. Por este motivo, a batata-doce tem um índice glicémico inferior à batata comum, havendo uma maior regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Para além disto, a batata-doce é rica em betacaroteno (pró-vitamina A), sendo uma excelente fornecedora deste nutriente e, pelo contrário, a batata tradicional é isenta em betacaroteno.

Por 100g (INSA):

Batata-doce (cozida):

  • Energia: 112 kcal
  • Lípidos: 0,13g
  • Hidratos de carbono: 25,88g (dos quais açúcar: 6,86g)
  • Fibras: 4,2g
  • Proteínas: 2,48g

Batata convencional (sem casca, sem sal, cozida):

  • Energia: 86 kcal
  • Lípidos: 0,1g
  • Hidratos e carbono: 20g (dos quais açúcar 0,85g)
  • Fibras: 1,8g.
  • Proteínas: 1,71g

A batata-doce tem um elevado teor de vitaminas, e, por isso confere propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias muito interessantes, estimulando o sistema imunitário e melhorando a resistência a infeções.

Bem posto esta teoria o que eu quero dizer é que tanto a batata doce como a batata convencional são fontes de hidratos de carbono interessantes, devendo ser consumidas em quantidades adequadas a cada pessoa, sendo a batata doce nutricionalmente mais interessante pelo seu índice glicémico inferior e os seus elevados teores em Vitaminas, principalmente, A, E e Beta-caroteno.

Agora sejam todos batateiros como eu e usufruam da vida e do melhor que a comida nos dá 😊