A aveia é um cereal super nutritivo e com uma enorme versatilidade, incluindo-se facilmente em inúmeras receitas através das suas várias formas.

É uma incrível fonte de energia, e altamente rica em fibra, vitaminas e minerais. A sua composição nutricional faz com que seja um cereal com múltiplos benefícios, entre os quais o seu enorme índice de saciedade e a sua facilidade no controlo dos níveis de açúcar no sangue e colesterol, promovendo também o bom funcionamento do nosso Sistema Imunitário. A aveia é também muito utilizada em pessoas com problemas de trânsito intestinal, pressão arterial e pode ajudar na prevenção de bastantes doenças crónicas.

Será que todo o tipo de Aveia tem as mesmas propriedades e os mesmo benefícios para o nosso organismo?

NÃO! As propriedades da aveia variam consoante a estrutura em que esta nos é apresentada. Por isso, torna-se importante sabermos as diferenças entre flocos de aveia, farelo de aveia, farinha de aveia ou aveia instantânea, pois consoante os nosso objetivos e necessidades energéticas, este conhecimento pode levar-nos a fazer escolhas mais acertadas.

Os flocos:

Grão integral da aveia prensado, talvez a opção mais completa, pois contempla Hidratos de Carbono, proteína e lípidos.

O farelo:

Já o farelo, que é também uma das formas em que a aveia se apresenta no mercado, trata-se do revestimento do grão que é rico em fibras, proteínas, lípidos, minerais, vitaminas e polissacáridos (destacando-se o β-glucano que é o grande responsável pelas propriedades benéficas da aveia em relação ao controlo no nível do colesterol).

A farinha:

A farinha de aveia instantânea é produzida a partir de aveia cortada em aço e que foi seca a uma temperatura mais elevada permitindo uma rápida hidratação em água a ferver. Neste processo dá-se a quebra das membranas celulares, aumentando a biodisponibilidade do amido pelas enzimas digestivas, o que acaba por influenciar na resposta glicémica do nosso organismo à aveia.

A aveia na sua forma mais completa é de facto a mais interessante do ponto de vista nutricional e sem processamento, pois mantém as características e propriedades deste cereal. O meu conselho é que sempre que decidirem usar Aveia mais processada, lembrem-se que o índice glicémico será mais elevado e que para equilibrar podem juntar um outro alimento que seja fonte de proteína, gordura saudável ou rico em fibra para ajudar a diminuir o IG.